Introdução
A formação continuada é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento ético e técnico dos profissionais da Psicologia, uma ciência que lida diretamente com a complexidade das relações humanas. Conforme apontam Franco e Dantas (2019), “a atualização profissional é um requisito ético, permitindo que psicólogos acompanhem as mudanças e exigências da sociedade em que atuam” (p. 220). No Maranhão, o Instituto Pangeia se destaca como uma instituição formadora comprometida com a qualificação contínua e integrada dos profissionais da área, oferecendo uma gama de cursos e pós-graduações. Além de capacitar tecnicamente, o Instituto visa fortalecer seu compromisso social, devolvendo à comunidade profissionais preparados para enfrentar desafios éticos e sociais locais. Esse compromisso com a ética é sustentado pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, que enfatiza o respeito à dignidade humana, à liberdade e à promoção de uma sociedade mais justa (Conselho Federal de Psicologia, 2005). Este trabalho tem como objetivo discutir a importância da formação continuada em Psicologia e apresentar a experiência do Instituto Pangeia como um modelo de instituição formadora de qualidade. Com uma perspectiva teórico-metodológica voltada para a prática, propomos uma reflexão sobre os impactos dessa formação para os profissionais e para o fortalecimento da Psicologia no estado do Maranhão.
Compromisso com os Direitos Humanos na Formação Acadêmica
A formação oferecida pelo Instituto Pangeia é projetada para que psicólogos em formação desenvolvam uma consciência crítica e ética, essencial para atuar em contextos sociais complexos. As práticas pedagógicas do Instituto incorporam o princípio de respeito aos Direitos Humanos, conforme destacado no artigo 1º do Código de Ética: “o psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos” (Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005, Art. 1).
Além disso, o Instituto Pangeia atua em articulação com serviços de assistência social, visando identificar demandas específicas do território onde está inserido. Como destacam Almeida e Gonçalves (2018), essa interação entre assistência social e Psicologia fortalece a resposta a questões locais e favorece práticas colaborativas entre profissionais de ambas as áreas, com vistas a um impacto mais eficaz e abrangente (p. 210). Por meio de parcerias locais e do trabalho conjunto com assistentes sociais, o Instituto mapeia as principais necessidades da comunidade, direcionando seus projetos e estágios para áreas de maior vulnerabilidade social. Essa colaboração permite que o Instituto tenha uma visão aprofundada das dinâmicas sociais locais, o que contribui para uma formação mais relevante e voltada para o impacto social positivo.
Ao promover disciplinas e projetos que envolvem a atuação em contextos vulneráveis, como na Psicoterapia Infantil e na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o Instituto forma psicólogos comprometidos com práticas inclusivas e responsáveis. A preocupação constante com a qualidade e a excelência dos serviços entregues à comunidade fortalece o compromisso do Instituto Pangeia com a transformação social e com a melhoria da saúde mental e da qualidade de vida no Maranhão. Essa prática, segundo Batista e Silva (2020), é essencial para formar psicólogos que “se percebam como parte ativa na construção de uma sociedade mais inclusiva e atenta aos direitos das populações vulneráveis” (p. 85).
Estágios Sociais e Parcerias com ONGs como Ferramentas de Transformação
O Instituto Pangeia também se compromete a devolver um serviço de qualidade à comunidade maranhense, organizando estágios sociais e estabelecendo parcerias com ONGs locais. Essas oportunidades de extensão incentivam os alunos a aplicar seus conhecimentos teóricos em atividades práticas, voltadas para a promoção de inclusão e cidadania. Os estágios sociais, por exemplo, possibilitam que os alunos atuem junto a populações em situação de vulnerabilidade, promovendo um atendimento ético e focado nos Direitos Humanos. Essa experiência prática contribui para a formação de psicólogos conscientes de sua responsabilidade social, comprometidos em promover mudanças positivas e atuar em defesa dos direitos e do bem-estar de grupos marginalizados.
Além de beneficiar diretamente a comunidade, essa atuação transforma também os próprios profissionais em formação, oferecendo-lhes muitas vezes a primeira oportunidade de trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao acessarem contextos sociais diferentes de suas origens, esses alunos ampliam sua compreensão do papel da Psicologia e percebem até onde essa ciência pode e deve chegar. Esse contato direto com a realidade social permite que os futuros psicólogos desenvolvam empatia e sensibilidade, compreendendo a importância de uma prática que considera a complexidade dos contextos e das vivências. Como apontam Martins e Barros (2019), “a prática de estágio social expande o olhar do psicólogo para uma atuação consciente, comprometida e capaz de intervir em múltiplos níveis de realidade” (p. 119). Essa transformação pessoal é fundamental para a construção de uma Psicologia que não só respeita os Direitos Humanos, mas que também atua ativamente para promover a inclusão e o desenvolvimento social.
Transformação Social e Psicologia como Ciência de Direitos Humanos
O Instituto Pangeia, ao formar psicólogos que compartilham de um compromisso ético-político com a transformação social, reflete o projeto maior da Psicologia Brasileira, que visa a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Mais do que isso, o Instituto contribui para a criação e fortalecimento de um ecossistema da Psicologia vinculado aos Direitos Humanos, onde profissionais, alunos, professores e comunidades interagem e compartilham experiências que promovem a inclusão e a dignidade humana. Segundo Franco e Almeida (2019), “um ecossistema ético na Psicologia envolve relações contínuas e colaborativas que alinham a prática psicológica aos direitos e às demandas sociais, promovendo não só a prática clínica, mas a transformação social” (p. 240). Esse ecossistema não é apenas o conjunto das práticas clínicas, mas sim um espaço de interconexão entre profissionais que se comprometem com valores éticos e coletivos.
Para fortalecer esse ecossistema, os cursos e disciplinas do Instituto são orientados para que os estudantes compreendam a Psicologia como uma ciência capaz de impactar realidades e transformar vidas. Essa visão se apoia no artigo 3º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, que estabelece que “o psicólogo contribuirá para promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural” (Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005, Art. 3). Desse modo, o Instituto Pangeia fundamenta sua atuação em princípios éticos e de Direitos Humanos, contribuindo para que o ecossistema da Psicologia se amplie e atenda de forma significativa as demandas sociais e os desafios da comunidade.
Dentro desse ecossistema, os profissionais formados pelo Instituto Pangeia não apenas atendem às demandas clínicas tradicionais, mas se engajam ativamente em causas sociais e de Direitos Humanos, atuando de forma colaborativa com outros agentes e aplicando práticas baseadas em evidências com o propósito de promover o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. Como aponta Moreira (2018), “a formação em Psicologia que considera os Direitos Humanos e a responsabilidade social amplia a atuação dos psicólogos, que passam a compreender seu papel na transformação de contextos e no fortalecimento de práticas inclusivas e justas” (p. 193).
Ao construir e alimentar esse ecossistema ético e social, o Instituto Pangeia se consolida como um elo central nesse ambiente de transformação social, onde o compromisso com os Direitos Humanos é fortalecido e ampliado por meio da formação e da atuação ética de seus psicólogos. Esse ecossistema representa um ambiente dinâmico e integrador, capaz de responder às realidades sociais e de atuar diretamente no bem-estar e nos direitos das coletividades.
Conclusão
A formação continuada é um dos pilares para o desenvolvimento ético e competente da Psicologia, oferecendo aos profissionais os recursos necessários para acompanhar e responder aos desafios contemporâneos. O Instituto Pangeia, como instituição formadora de referência no Maranhão, compromete-se em promover uma educação que vai além da qualificação técnica, enfatizando o papel social da Psicologia e o dever dos psicólogos em contribuir para o bem-estar coletivo. A escolha de professores locais, que conhecem as especificidades culturais e sociais da região, reforça o compromisso do Instituto em desenvolver uma Psicologia alinhada às necessidades e valores da comunidade maranhense.
Por meio de uma formação que integra qualidade, ética e prática, o Instituto Pangeia prepara psicólogos para atender de forma sensível e responsável às demandas da sociedade. Ao escolher trabalhar com profissionais locais e focar em questões regionais, o Instituto promove uma Psicologia que entende e valoriza a diversidade cultural e social do Maranhão, contribuindo para a inclusão e o desenvolvimento regional.
Esse comprometimento é uma expressão concreta do artigo 3º do Código de Ética, que afirma a responsabilidade do psicólogo em atuar com “responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural” (Código de Ética Profissional do Psicólogo, 2005, Art. 3).
Além disso, ao oferecer uma formação fundamentada na ética e no respeito aos direitos humanos, o Instituto Pangeia não só capacita profissionais altamente qualificados, mas também forma agentes de transformação social. Psicólogos que passam por essa formação saem preparados para enfrentar não apenas os desafios clínicos, mas também para atuar em defesa dos direitos humanos e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Através de cursos nas áreas de Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Psicoterapia Infantil, Psicoterapia de Casal e ABA, o Instituto amplia seu impacto na comunidade ao fornecer especialistas aptos a atender demandas específicas e a oferecer suporte fundamental em momentos de vulnerabilidade e transformação pessoal e social.
O compromisso do Instituto Pangeia em promover uma formação humanizada, contextualizada e ética o posiciona como um modelo para outras instituições formadoras, tanto no Maranhão quanto no Brasil. Com uma visão orientada para o desenvolvimento integral dos psicólogos e para o fortalecimento da Psicologia como ciência comprometida com a transformação social, o Instituto se reafirma como um agente essencial para o reconhecimento e crescimento da Psicologia na região. Espera-se que a experiência e os valores do Instituto inspirem outras iniciativas e que a Psicologia maranhense continue a se expandir e a contribuir para o bem-estar de toda a comunidade.
Referências
Código de Ética Profissional do Psicólogo. (2005). Conselho Federal de Psicologia.
Franco, L. B. S., & Almeida, R. C. (2019). O ecossistema ético na prática psicológica: Direitos humanos e transformação social. Revista Brasileira de Psicologia, 34(2), 235-250.
Franco, L. B. S., & Dantas, C. L. (2019). O compromisso com a formação continuada na prática psicológica. Revista Brasileira de Psicologia, 34(2), 215-230.
Moreira, T. M. (2018). Práticas de formação e atuação em Psicologia: Um estudo sobre a formação continuada. Psicologia em Estudo, 23(1), 183-200.
Almeida, R. P., & Gonçalves, L. M. (2018). A interface entre Psicologia e Assistência Social: Construindo práticas colaborativas. Cadernos de Psicologia Social, 15(1), 207-220.
Batista, C. A., & Silva, M. J. (2020). Psicologia, formação continuada e compromisso social. Revista Psicologia e Sociedade, 26(1), 83-90.
Martins, P. F., & Barros, A. D. (2019). A transformação social através da prática de estágio: Perspectivas para a Psicologia. Revista Brasileira de Estágio em Psicologia, 5(1), 110-125.